ABC dos animais exóticos

Cálcio e vitaminas, como, quando e porquê?

Existe uma grande variedade de espécies de répteis em cativeiro e cada uma tem a sua alimentação particular.

Muitas vezes, uma nutrição adequada em cativeiro necessita de suplementação rotineiramente.

Por outro lado, animais em situações específicas como acasalamento, ovopostura e doença podem necessitar de maior aporte destes suplementos.

Em muitos casos pode ser necessário fazer o doseamento de cálcio através de uma amostra de sangue de forma a adequar o tratamento

É necessário colocar microchip, como fazer?

A identificação electrónica (microchip) permite estabelecer uma relação fidedigna entre um animal e o seu registo ou documentos assim como associá-lo ao seu proprietário em caso de perda ou roubo.

A colocação de microchip é um procedimento simples e rápido. Alguns animais, pelo seu carácter, poderão necessitar de sedação.

É importante a consulta da legislação aplicada a cada espécie.

O meu lagarto deixou de comer, o que fazer?

A anorexia (não comer) é um distúrbio comum em répteis e pode ter muitas causas.

A falta de apetite pode estar relacionada com alimento inadequado ou oferecido de forma inapropriada, condições ambientais incorretas e em alguns casos pode ser um dos primeiros sinais de doença.

Procure a nossa ajuda para perceber que não está bem.

A minha tartaruga estará a hibernar, devo preocupar-me?

A hibernação é um processo fisiológico que algumas espécies utilizam como defesa perante as adversidades.

No entanto, é importante distinguir um animal que está hibernar de um animal que está apático e sem apetite por estar doente ou ter condições ambientais inadequadas.

Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e para aconselhar sobre as condições ideias para cada animal.

Hipocalcémia

Falta de cálcio pode ocorrer nas aves de coleção, aves de companhia e aves de criação. A nutrição e a suplementação devem ser adequadas para cada tipo de pássaro. Jovens e adultos podem ter diferentes necessidades. As fêmeas em atividade reprodutiva precisam de fontes de cálcio, luz natural e vitamina D.

A hipocalcémia é uma condição que pode ser de fácil resolução ou evoluir para um grave quadro clínico se não for identificado e tratada a tempo. As aves apresentam tremores, desequilíbrio, ovos de casca fina e mole. Deve recorrer ao veterinário para prevenção de hipocalcémia. Fazendo check-up regulares e com correção da dieta das aves.

Retenção do OVO

É uma frequente urgência veterinária. A ave encontra-se embolada e pode deixar de comer. O ovo pode ficar retido por várias causas: falta de cálcio, tamanho inadequado, primeira postura em fêmeas jovens, ou aves mais velhas. Pode ocorrer em canários, periquitos, agapornis, caturras ou outras. Deve recorrer ao veterinário para iniciar tratamento médico e para que a ave recupere com sucesso.

Encontrei uma ave ferida, o que fazer?

  • Contactar o Centro de Recuperação mais próximo e transmitir informações detalhadas sobre o animal. Só deve prestar os primeiros-socorros se tiver conhecimento para tal.
  • Contactar imediatamente o SEPNA, em caso de suspeita de envenenamento, não esquecendo que os cadáveres apenas devem ser removidos pelas autoridades (para mais informações consulte a página do Programa Antídoto).
    A recolha e transporte deve ser criterioso e, excepto, em situações de risco, ausência dos progenitores ou sinais de debilidade e malnutrição, as aves não deverão ser retiradas do local.
  • Recolher a ave, com auxílio de um pano, toalha ou casaco, tapando rapidamente a cabeça e o bico para a tranquilizar e segurar as patas e asas.
  • Colocá-la numa caixa de cartão com furos, ou numa mala de transporte própria para animais de estimação tapada com um pano.

Arrancar as penas, será stress?

A automutilação em aves tem várias causas. A ave deve ser vista em consulta para despiste de parasitas, vírus, doenças hormonais e até problemas simples de resolver como a falta de cálcio e UVB.

O “stress das aves” deve ser considerado apenas quando excluídas outras causas médicas.

Problemas dentários: coelhos, porquinhos da índia, chinchilas

As intervenções dentárias para além das esterilizações de rotina são muito frequentes na clínica. Vários aspetos contribuem para o aparecimento de problemas dentários : genética e predisposição familiar, dieta incorreta e pobre em fibra, traumas e acidentes, abcessos, entre outros.

Alguns animais perdem peso, rangem os dentes, apresentam incisivos com má oclusão, e chegam mesmo a recusar os alimentos. Recomenda-se check up dentário a todas as espécies que estão predispostas para estes problemas. A intervenção precoce e o plano de tratamento adequado a cada caso será a chave para o sucesso. Muitas vezes será importante rever os hábitos de alimentação e de maneio em casa.

O meu primeiro coelho. O que fazer?

Pensar antes de adoptar. O coelho é cada vez mais popular como animal de companhia e um grande amigo da família. Existem várias raças e diferentes tamanhos. Exige cuidados básicos como a higiene, o espaço para brincadeiras com segurança, alimentação rica em fibra e apropriada para a espécie, vacinas e desparasitações regulares. Se bem cuidado e com acompanhamento veterinário pode viver vários anos. Observar e conhecer os comportamentos de um coelho saudável são os nossos aliados pois muitas vezes escondem sinais de doença. Dócil e com personalidade pode ser uma mais valia. Mas pense antes de adoptar.

© 2023 EXOCLINIC - Clínica Veterinária de Aves e Exóticos all rights reserved | Tel. +351 214 120 107* Email: [email protected]

* Custo de uma chamada para a rede fixa

** Custo de uma chamada para a rede móvel

Exoclinic