CUIDADOS BÁSICOS – AVES

Alimentação As misturas comerciais de sementes carecem de nutrientes (vitaminas A, D3, E e K, certos aminoácidos, cálcio e outros minerais). No seu habitat nativo, as aves são capazes de equilibrar a sua dieta devido à elevada variedade de sementes consumidas e ao exercício físico que implica a procura de alimento, não sendo isto possível […]

Alimentação

As misturas comerciais de sementes carecem de nutrientes (vitaminas A, D3, E e K, certos

aminoácidos, cálcio e outros minerais). No seu habitat nativo, as aves são capazes de equilibrar a sua dieta devido à elevada variedade de sementes consumidas e ao exercício físico que implica a procura de alimento, não sendo isto possível em cativeiro. Dietas de sementes ao longo do tempo podem levar a uma maior suscetibilidade para várias doenças graves como problema cardíacos e de fígado.

Uma dieta equilibrada e acesso a alimentos com diferentes formas, texturas e cores levam a uma ave saudável, melhoram a qualidade das penas e estimulam a saúde mental.

Idealmente a dieta de uma ave deve consistir:

• 75% Ração de alta qualidade

A ração deve ser escolhida de acordo com a ave em questão, pois há necessidades específicas que diferem com a espécie.

• 25% Frutas e legumes

Exemplos de frutas: maçã, pêra, kiwi, laranja, ameixa, romã, limão, melão, melancia, banana, morango, alperce, pêssego, uvas, tâmara, papaia, mirtilos, meloa, cerejas, figo, manga (sem casca), nectarina, ananás.

Exemplos de legumes: cenoura, pimento, tomate, pepino, courgette, abóbora, feijão verde, alface, espinafres, brócolos, couve-flor, couve, repolho, salsa, aipo, alcachofra, espargos.

• Sementes

Uma mistura de sementes de qualidade pode fazer parte de uma dieta saudável, no entanto nunca deve ser a principal ou única fonte de alimento. Pode ser fornecido como uma guloseima.

Exemplos: sementes de girassol germinadas, milho (cru ou cozido), aveia, alpista, trigo, amendoins, nozes, amêndoas, pinhões, sementes de abóbora e de melão.

• Suplementos Em situações específicas como as épocas de cria, pode-se acrescentar um suplemento polivitamínico e mineral à dieta. Informe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor opção para a sua ave. 

• Água fresca sempre à disposição 

• Alimentos proibidos: Exemplos: chocolate, abacate, cebola, alho, caroços ou sementes de frutas, gordura, sal, açúcar, produtos lácteos. Caso a sua ave coma sementes como base e pretenda fazer mudança para ração, esta mudança pode ser um verdadeiro desafio e originar frustração na fase inicial. Aconselhe-se também com o seu médico veterinário sobre táticas para que essa mudança seja feita de forma saudável. 

Alojamento

É recomendada uma gaiola de maior tamanho possível para aves que estejam confinadas a maior parte do tempo. A gaiola deve ser de material resistente, não tóxico e de fácil limpeza. 

• Poleiros: Podem ser comprados ou feitos de ramos de madeira natural sem pesticidas. A sua substituição frequente é recomendada e devem ser colocados em vários locais da gaiola, tendo em atenção que não sejam colocados acima dos comedouros e bebedouros para evitar a conspurcação da água e comida. 

• Comedouros e bebedouros: A utilização de comedouros e bebedouros mais largos do que fundos proporciona uma forma de oferecer a comida mais atrativa e pode encorajar a ave a explorar. Os comedouros e bebedouros não precisam de ser colocados obrigatoriamente ao lado dos poleiros. A disposição do comedouro e do bebedouro em cantos opostos da gaiola oferece uma oportunidade de exercício entre as atividades de beber e comer. A procura de comida com comedouros interativos, por exemplo, é uma forma de enriquecimento ambiental importante.

• Higiene Uma higiene diária do fundo da gaiola, comedouros e bebedouros ajuda a prevenir problemas com o desperdício de comida e permite uma inspeção dos excrementos das aves. Alterações nas fezes podem constituir um sinal precoce de doença. 

• Substrato Papel de jornal ou substratos à base de papel são preferíveis a aparas de madeira ou areia uma vez que permitem um melhor controlo dos excrementos e são de mais fácil substituição. Não deve ser permitido à ave contactar diretamente com o substrato uma vez que é um meio propício ao crescimento de fungos e bactérias. • Esconderijos Muitas espécies de aves beneficiam de um esconderijo para que se possam sentir mais seguras (exemplo: saco de papel, ninho). Contudo, algumas aves podem percecionar esses esconderijos como ninhos e isso constituir um estímulo à exibição de comportamentos reprodutivos. Pode ser oferecida segurança visual rodeando a gaiola com mobília, plantas ou outras barreiras visuais. 

• Ambiente Uma ave saudável tolera bem temperaturas que sejam confortáveis para o seu tutor. Contudo, mudanças súbitas de temperatura podem constituir um risco para uma ave doente. As aves podem também adaptar-se a um intervalo grande de humidade. Contudo, aves nativas de climas tropicais beneficiam de aumentos ocasionais de humidade (por exemplo: pulverizar as penas com um borrifador). Oportunidades para acesso a ar fresco e luz solar direta (não filtrada pelo vidro ou plástico) são benéficas desde que haja sempre uma sombra disponível. 

Cuidados de higiene 

O corte ou limagem das unhas é um cuidado importante para a maioria das aves. Deve ser prestado especial cuidado em evitar o corte excessivo que pode resultar em dor e sangramentos. As aves podem realizar várias mudas por ano, período durante o qual as penas antigas caem e são substituídas por novas penas. Especial cuidado deve também ser prestado às anilhas que podem danificar a pata da ave em caso de ferida ou inchaço.

A maioria das aves aprecia um banho diário e ocupam uma parte significativa do seu dia no cuidado das penas. Algumas aves podem preferir banhar-se numa taça ou disco, enquanto outras preferem banhar-se debaixo de uma torneira, por exemplo. Se a ave resistir a todas as formas de banho, pode ser pulverizada com um borrifador com água de forma a encorajar a limpeza das penas. Água morna é a melhor opção para os banhos ou pulverizações.

Enriquecimento ambiental 

A maioria das aves são bastante inteligentes e ativas e necessitam de estímulos e enriquecimento ambiental adequado à espécie de forma a manterem o seu bem-estar físico e mental. A gaiola deve ser colocada junto ao local onde a sua família humana passa mais tempo. Deve ser oferecida a possibilidade de exercício fora da gaiola supervisionado sempre que possível. Contudo, especial atenção necessita de ser prestada a ventoinhas, janelas, portas abertas e outros potenciais perigos de forma a evitar acidentes. Os brinquedos constituem uma parte fundamental do enriquecimento ambiental funcionando como estímulos mentais, formas de encorajar o exercício e manifestar parte dos comportamentais naturais para a ave. Podem ser oferecidos itens que a ave possa destruir como galhos, pinhas, cordas, papel e cartão, por exemplo. Deve ser encorajada a procura de comida escondendo alguns bagos de ração ou guloseimas em brinquedos próprios para o efeito ou por exemplo dentro de uma bola de papel.

Cuidados de saúde 

As aves devem realizar uma consulta de rotina semestralmente. Estas visitas podem servir para esclarecer dúvidas de maneio, atestar o bom estado geral da ave e despistar atempadamente problemas de saúde que podem passar despercebidos mesmo para tutores atentos. Alguns sinais de alerta: – mudança de atitude e postura – respiração evidente e/ou corrimentos nasais e oculares – dilatação abdominal – lesões crostosas bico e patas – mudança aspeto das fezes, diminuição número e/ou volume – mudança na ingestão de água e comida – sangramentos bico ou unha. Em caso de suspeita de doença, uma consulta veterinária deve ser agendada o mais brevemente possível.

Outros artigos

CUIDADOS BÁSICOS – HAMSTERS

Dieta Eles são ‘omnívoros’ – isso significa que os hamsters selvagens comem uma mistura de plantas e insetos. A melhor dieta de um hamster é aquela que é semelhante à que eles comem na natureza, incluindo vegetais frescos e guloseimas cheias de proteínas, como bichos-da-farinha. Os hamsters podem-se dar muito bem com a ração comercial […]

CUIDADOS BÁSICOS – RATOS

Dieta Os ratos são omnívoros oportunistas e comem alimentos tanto de origem vegetal como animal. Os ratos selvagens comem uma grande variedade de sementes, grãos e outros materiais vegetais, bem como invertebrados, pequenos vertebrados e carcaças de outros animais. A maior parte da dieta deve consistir num bloco ou pellets de roedor que contenha um […]

© 2023 EXOCLINIC - Clínica Veterinária de Aves e Exóticos all rights reserved | Tel. +351 214 120 107* Email: [email protected]

* Custo de uma chamada para a rede fixa

** Custo de uma chamada para a rede móvel

Exoclinic